Esta catástrofe ocorrida no Rio de Janeiro, onde um jovem lunático ceifou a vida e sonhos de tantos me levou a uma profunda reflexão que vem após uma historinha que vou contar abaixo;
- "Conta a lenda que um homem estava na margem de um rio e que do nada foi jogado , de cima de uma barreira, um menino dentro da água. Ao ver que a criança estava se afogando, foi lá, nadou e salvou o menino. Mal saiu do rio e de pronto um outro menor foi jogado e lá se vai o obreiro salvar mais um. Exausto e super cansado viu que mais duas outras, agora meninas, foram empurrada do penhasco para o afogamento certo. Passando por cima da cota humana, se foi o homem resgatá-las. Exausto questionou ... Que adianta eu ir tirar tantas crianças do rio se sempre tem alguém as empurrando para a morte? - É melhor eu ir tratar de impedir quem as estão jogando de rio a dentro!" Pensou acertadamente o homem!
Com esta breve história quero levar a seguinte reflexão: De que adianta a policia prender tantos meninos drogados, infratores da infância perdida. Cemitérios se abarrotando de covas rasas, onde estes mesmos menores são enterrados por divida junto a traficantes, se não estamos atacando o mal maior?
O mal maior da nossa sociedade é a falta de educação de qualidade, a falta de conscientização de que temos todos os mesmos direitos. A ausência do Estado nos bairros mais pobres, a ineficácia da saúde pública e a corrupção por parte dos políticos e das grandes empresas, buscando o monopólio das verbas do erário.
Ali e alhures vemos alguns abnegados, solitários é fato, tentando mostrar aos menos favorecidos de que eles são importantes e que tem direitos, vide o Instituto Felipe Kumamoto, através do Dr. Ítalo. Contudo, temos que nos unir e não apenas olharmos para o nosso próprio umbigo. Temos que ferir de morter a lei do Gerson, de se querer levar vantagem em tudo. Ninguém é feliz sozinho!
Se assim não for, estaremos fadados a lamentações em tragédias iguais esta de realengo. Entretanto, vai haver uma comoção nacional na missa do sétimo dia, no aniversário do primeiro ano e depois apenas os familiares mais chegados se lembraram do fato, tendo em vista que uma outra desgraça vai abafar este.
De que adianta engaiolar meninos, não digo que não seja necessário, se eles, quando apreeendidos, apenas aprendem mais ações delituosas? Vai faltar mão de obra no Brasil muito em breve, pois o país tá envelhecendo e os jovens estão morrendo ainda muito cedo.
A educação de qualidade e em tempo integral é a nossa única saída. Dinheiro existe, basta apenas vontade politica e uma boa dose de cobrança por parte da sociedade.
Vou fazer uma breve pergunta: O amigo lembra em quem votou na última eleição?
Este é o meu pensamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por expressar seu ponto de vista.