terça-feira, 24 de julho de 2012

Marco Geodésico - Praça Dom Ulrico

Existem controvérsias sobre o Marco Zero da cidade de João Pessoa. Movido pela curiosidade resolvi fazer algumas observações. A maioria das informações que encontrei, davam conta que seria na Praça Dom  Ulrico, Centro, João Pessoa,  por existir naquele espaço uma pedra retangular.  Questionamento aos mais antigos, fotos e relatos no Google,  tudo apontava para as proximidades do antigo Colégio das  Neves. Ao transeunte mais atendo, basta ler com atenção a placa do IPHAN que observará a  realidade dos fatos. O marco Zero da cidade de João Pessoa não é ali.

Trata-se de um um marco de pedra, que marca 43 metros de altura, acima do nível do mar, que foi colocado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em 1922 .  - Grafado originalmente da seguinte forma: " BASE DO INSTRUMENTO DE PASSAGENS MERIDIANAS UTILISADO PELA COMISSÃO QUE DETERMINOU AS COORDENADAS GEOGRAPHICAS NOS ESTADOS DA PARAHYBA E DO RIO GRANDE DO NORTE. 1921-1922". 











*O termo geodésia ou geodesia  foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles (384-322 a.C.), e pode significar tanto 'divisões (geográficas) da terra' como também o ato de 'dividir a terra' (por exemplo entre proprietários). A geodésia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.
O termo geodésia também é usado em Matemática para a medição e o cálculo acima de superfícies curvas usando métodos semelhantes àqueles usados na superfície curva da terra.
Em Física, Geodésia é o nome da trajetória reta no espaço curvo, de corpos como a Terra. Isso acontece em função da gravidade.



Fonte de pesquisa: 
IHGP - Sr. Ademar 
Comissão do Centro Histórico - Srª Nelma
IPHAN - Sr.  Cláudio Nogueira
IPHAEP - Sr.ª Marta Smith e Cíntia
Twitter - Eliabe Castor ( @eliabecastor )
Twitter - Ruth Avelino ( @ruthavelino )
Twitter - Ulisses Barbosa ( @ulissesjornalpb )

  1. - 1ª foto: Adelmo de MedeirosBlog - João Pessoa vista por mim
  2. - 2ª,3ª4ª  fotos: Arquivo pessoal

http://pt.wikipedia.org










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por expressar seu ponto de vista.