segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SAUDADES DE UM GRANDE GOVERNADOR




O Estado já começa a se despedir de um grande gestor. Ricardo Vieira Coutinho entra para a história como o maior benfeitor que a Paraíba já viu. O homem versátil, que tirou a Paraíba do atraso e das mãos oligarcas, deixa para todos nós a lição de que é possível fazer muito com pouco.

Se formos analisar bem, administrar um Estado como São Paulo com o maior PIB do Brasil é muito mais fácil do que pegar um Estado como a Paraíba frente aos seus diversos problemas naturais e financeiros, problemas estes que vão desde a falta de água até a corrupção histórica que reinava neste Estado. Que tarefa, Senhor Governador!

Quebrar paradigmas culturais, em que todo governante teria que se ajoelhar aos vícios de políticos por interesses escusos individualistas, foi ardoroso. Ricardo foi audacioso, enfrentou as “feras” de frente, não se deixou levar pelas ambições administrativas pessoais, pelo contrário, como um bom paraibano, o mago foi “cabra macho”, e com sua coragem tirou-nos de uma situação vexatória que nos envergonhava, para um momento de orgulho. A Paraíba foi um dos únicos Estados da federação a ter amenizados os efeitos da crise nacional brasileira; reflexo de uma boa gestão e planejamento.

Ricardo deixa o Estado num momento em que todos queriam que ele continuasse, pois seu legado é o de deixar os paraibanos felizes com sua administração.

Tanto os sertanejos, quanto os brejeiros e os caririzeiros viram as estradas chegarem em suas terras e puderam se sentir mais perto um dos outros, algo que parecia impossível antes do governo de Ricardo Coutinho. Essa mesma gente viu chegar a água que antes só vinha no sofrimento, ou quiçá até mesmo só nas lágrimas do choro, pois eram escassas.

A nossa educação começou a tomar um rumo diferenciado a partir das construções de escolas de ensino fundamental, médio e técnicas espalhadas por toda a Paraíba. Ricardo também investiu pesado no esporte, onde vemos o estádio “Almeidão” totalmente modificado; e mais, agora, o estádio “amigão” recebendo um gramado padrão FIFA, além de ter colocado até elevador para as cabines de rádio e televisão. Foi o Governador Ricardo Coutinho que implantou o Programa Gira Mundo, integrando os alunos de escolas públicas com os melhores países domundo, além do Projeto PRIMA, que tem como objetivo valorizar as crianças mais humildes.

No dia 31 de dezembro, a Paraíba se despedirá do homem que transformou o Estado numa locomotiva, um Estado que tem gerado emprego e renda, apesar da crise econômica que o País tem enfrentado nesses últimos anos. Esse não só foi um governo que pagar em dia era sua maior meta, esse também foi o governo que integrou a Paraíba ao mundo.

Hoje, a Paraíba é um Estado pujante. Valeu, Ricardo! Ao final, faço minhas as palavras do areiense José Américo de Almeida de que “ninguém se perde na volta”. Até breve, Governador.


Texto do Jornalista Gildo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por expressar seu ponto de vista.