Engraçado, é uma reclamação geral sobre falta de emprego, dinheiro, violência, saúde deficitária, etc,etc,etc.. Todavia, não vejo ninguém falando sobre produção e o exagero de feriados, dias esses que o Brasil passa parado, uma verdadeira estagnação. Observe que não falei sobre a aceleração e desaceleração. O que seria isto ? - Hoje por exemplo, 21/04/2010, estamos sem fazer absolutamente nada, mas desde ontem o paradeiro indica que amanhã e sexta-feira vai ser da mesma forma que hoje. Ou seja, terça,quarta,quinta e sexta-feira sem o país aquecer suas caldeiras. Um verdadeiro fogo morto, como diria o meu conterrâneo José Lins do Rego.
Oficialmente temos, acredito, onze feriados em nível nacional mas certamente chegamos a mais de vinte quando somamos com Carnaval, dia da padroeira, dia fundação da cidade, dia disso e daquilo e olhe que não falei em aceleração e desaceleração. Certamente paramos mais de 30 dias. Uma beleza !
Alguém pode até me criticar mas prefiro razão consciente à insanidade preguiçosa. Nos países Asiáticos existem poucos feriados e se trabalha muito, mas a qualidade de vida é bem superior a nossa. Eles tem saúde, educação, segurança e vivem mais que nós. Sabem que trabalhando muito os filhos terão qualidade que os proporcionam conforto e paz.
Não é que não gosto ou preciso de uma parada vez por outra, mas como dizia meu avô, "Tudo de mais é muito". Digo mais; Sou contra o feriado religioso... Já se foi o tempo em que tínhamos apenas uma religião. Já pensou se fossemos parar também no dia destinado aos Evangélicos,Espíritas, etc... E, ainda por cima, tem um detalhe; No dia do feriado religioso vá nas igrejas e observará que quase todos os que não foram trabalhar por conta do feriado santo estão na praia e outros tantos nos bares. Igreja que é bom, nada!
- 01 de Janeiro - Confraternização universal
- Carnaval (sempre numa terça, varia o dia dependendo do ano, em Fevereiro)
- Paixão de Cristo (varia de acordo com o Carnaval, pode ser em Março ou Abril)
- Tiradentes - 21 de Abril
- 1º de maio - dia do trabalho
- Corpus Chisti , em Junho
- 7 de Setembro - Independencia do Brasil
- 12 de Outubro - Consagração a Nossa Senhora
- 2 de Novembro - Finados
- 15 de Novembro (Proclamação da República)
- 25 de Dezembro (Natal)
Prezado Mario,
ResponderExcluirParabenizo pela lucidez do texto, com certeza expressa uma opinião abalizada e ética. Certamente, novos conceitos a respeito serão sistematicamente levados a lume com real aplicação em prol de todos.
Foi realmente oportuno e preciso o título.
Muita Paz,
Walter Sarmento de Sá Fiho.
P.S.: Ah!Uma belissíma página de textos instrutivos´
Parabéns! Prossiga!