quinta-feira, 22 de julho de 2010

O indio, Mário Juruna



 

O cacique Mário Juruna, primeiro índio a eleger-se deputado federal no Brasil. Foi pelo PDT, do Rio de Janeiro. Ao seu lado, Doralice, uma de suas esposas. Ela fez questão de uma pose antes de ir para a posse da Câmara. O líder dos xavantes, falecido em 2002, completaria nessa semana 68 anos.
Como foiDácio Malta fazia parte da briosa equipe de repórteres da Veja, em Brasília. Eu era um dos fotógrafos da revista. Fomos destacados para fazer matérias com vários parlamentares eleitos para o mandato de 1983 a 1987. Um deles era o capitão Mário Juruna, meu velho conhecido desde os tempos em que e trabalhava no Globo. Cobri sua via-sacra pelos gabinetes importantes da capital munido de um gravador no qual registrava a voz das autoridades que prometiam solução para a questão de terras indígenas. Mas nesse dia aí, o da posse na Câmara, sua questão era outra. Dácio e eu fomos ao apartamento no Hotel Torre para fotografá-lo antes de assumir o mandato. Juruna tinha apreendido muitos hábitos dos brancos. Mas não sabia dar o nó na gravata. Evidentemente, resolvemos facilmente a questão. Orlando Brito.

Fonte: http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

2 comentários:

  1. Este artigo está sendo usado pela turma do 2ºano do colégio Antônio Joaquim correia. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em poder ajudar. Pedro e Rafaela, se tivesse como ajudar com uma frase diria: ESTUDEM MUITO, O CONHECIMENTO É UNIVERSAL, ATRAVESSA EXISTENCIAS E NINGUEM TIRA. Parabéns e prossigam!

    ResponderExcluir

Obrigado por expressar seu ponto de vista.